O que significa ter charme?

O que e ter charme?

Saiba tudo sobre este conceito em alta, mas muitas vezes não tão claro no universo masculino

               Charme é uma das qualidades masculinas que mais encanta as mulheres. Charme não é em si necessariamente sinônimo de bonito, mas certamente que chama atenção tanto quanto (ou até mais) que a própria beleza. É um termo associado muito a pessoas cativantes, que prendem a atenção, sedutores, conquistadores, enfim. Na língua portuguesa, a palavra é caracterizada como “encanto, atração ou sedução que certos seres exercem sobre outrem; graça sedutora própria de pessoa que agrada, cativa ou mesmo deslumbra.”, ou seja, um efeito que se gera sobre outra pessoa. O charme reside nos detalhes e aí que começa toda a questão. Detalhes que individualmente são pequenos, mas no contexto fazem toda a diferença, até porque não são poucos. O charme acaba se expressando na maneira de caminhar, de olhar, de falar, de mexer a mão ou os cabelos, enfim, em cada pequeno gesto, este pode carregar o charme (afinal, não podemos esquecer que a maior parte da nossa comunicação é não verbal 😉). Por isso que muitas vezes conseguimos achar alguém charmoso, mesmo sem nunca termos falado com a pessoa. Então, nos vem á mente aquela clássica pergunta: como sermos mais charmosos? Ser charmoso mais que uma arma de conquista, é uma característica que podemos desenvolver. Mas, muito além de movimentos e gestos, é uma característica que precisa de muito trabalho interno. Explicando melhor, você certamente causará uma impressão melhor e conseguirá ‘mostrar’ seu charme se estiver calmo, tranquilo e seguro, ou seja, com controle sobre você mesmo, consciente de si. Seu estado interno, suas emoções e sensações (bem como o controle que você tem sobre os mesmos) acaba se expressando nas suas reações e movimentos, no seu tom de voz. Não podemos esquecer que se estamos apreensivos ou preocupados, raramente passaremos incólumes aos outros.
Camisa Argali Branco Acetinado

Charme requer autodesenvolvimento

Talvez o ponto mais crítico neste assunto é que o charme é algo á ser desenvolvido, trabalhado. Por mais que muitas vezes algumas pessoas tenham características que parecem lhe ser natas, o fato é que elas praticaram aquilo por muito tempo para se tornar natural, mesmo que tenha sido de forma inconsciente. O autodesenvolvimento passa tanto por ter um conhecimento sobre si mesmo, sobre como você se comporta, se sente e como gostaria de se sentir como também o efetivo trabalho de estudo e conhecimento para se tornar uma pessoa mais letrada (a boa e velha importância de ler e se expressar). Ter um belo repertório de áreas de domínio (nada quebra mais o charme do que alguém com ‘pouco conteúdo’) facilita para transitar em conversas, mantendo sempre um ar de interesse e suspense. Uma vez que o interior esteja confiante e seguro, é necessário aperfeiçoar algumas características, como movimentos e expressões. Principalmente as expressões, precisam transmitir o que você quer e a segurança que você possui naquilo que quer e está fazendo. Quanto aos movimentos, fazer os mesmos de forma cautelosa (mas serena e segura), transmite um ar mais charmoso. Obviamente, saber qual movimento e quando deve fazer é algo que requer prática e vivência. Nada substitui as experiências que passamos.
Saiba tudo sobre Charme

Cuide da sua aparência

A nossa aparência diz muito sobre quem somos: é uma das formas que utilizamos para expressar ao mundo aquilo que queremos, buscamos e gostamos. Um homem charmoso precisa se cuidar apropriadamente. É preciso cuidar do corpo, ter carinho consigo mesmo. É necessário cuidar da pele, da barba, do cabelo. Usar um perfume, manter um hálito fresco. Detalhes simples, mas cativantes e que entregam o zelo que você tem pela pessoa que é. Além disso, você deve estar vestido adequado conforme a situação: a maneira como você se veste deve estar adequada para a situação. Nada de exageros, mas utilize roupas que valorizem você e que tenham um bom caimento (temos um artigo sobre isso que você pode conferir aqui). É preciso saber quando se vestir de forma mais sofisticada ou mais simples, mas sempre sem esquecer de vestir-se bem. Deixamos aqui uma dica importante: no Instagram, siga pessoas que você considera como referência no quesito ser charmoso, vão lhe trazer dicas valiosas sobre como se vestir e ajudar a encontrar e estruturar seu próprio perfil de estilo (aliás, que ler o artigo que fizemos sobre o que é ter estilo?). Alguns detalhes físicos merecem atenção: olhe nos olhos, o suficiente para estabelecer uma conexão (aqui, a prática vai lhe mostrar o tempo adequado); sorria, nada exagerado, mas o suficiente para transmitir sua mensagem; quando for cumprimentar alguém, o faça de verdade, com segurança; cuide da postura, é preciso estar ereto, ombros para trás, caminhar seguro. Além disso, nunca esqueça do poder do toque: somos táteis, por isso, saiba ser sutil e use deste recurso. São detalhes, mas como falamos, são eles que fazem toda a diferença. Capriche nos acessórios. Relógios, correntes, pulseiras, cachecóis, enfim, conforme seu gosto. Os acessórios complementam o look, por isso, não devem ser o centro das atenções, mas dão um toque diferenciado.
Polo Argali Preto

Sua ‘fala’, literalmente, fala sobre você

Outro aspecto de muita relevância está na fala, na voz. O tom da voz, a velocidade ao falar e a segurança transmitida são itens importantíssimos quando o assunto é charme. A sua voz diz muito sobre você. Além disso, fica aqui uma dica de ouro: temos dois ouvidos e uma boca, ou seja, ouça mais do que fale, dialogue. Isto mantém um ar de mistério, que faz parte do repertório de alguém charmoso. E sejamos sinceros: é preciso estar genuinamente interessado naquilo que você está ouvindo, ou seja, é para ouvir de verdade, para fazer perguntas adequadas, que prendam o interesse, ser verdadeiramente empático. Em relação ás palavras, não use rebuscadas demais, soa forçado, mas use uma linguagem mais formal, ao invés de partir para todo seu repertório de gírias, isso é essencial para manter o charme. Seja engraçado, nem de mais, nem de menos, mantendo o bom humor. Ah, é claro, repetindo o que foi comentado antes, tenha um bom repertório de assuntos, para que você possa se expressar em múltiplas áreas. Um detalhe interessante, mas que pode diferenciar: grave o nome das pessoas na primeira vez que ouvir. Isto fará diferença, todos gostam de ser tratados pelo nome 😉. Saiba elogiar sutilmente, saiba aceitar os elogios, sem se envergonhar ou gabar por tal. Seja gentil, cultive atividades de um verdadeiro cavalheiro (aliás, confere nosso artigo que pode te ajudar aqui).
Lembre-se, o homem charmoso impressiona as pessoas em volta e é mais atraente para as mulheres que conhece. É uma habilidade que requer prática, observação ativa sobre si mesmo e controle, até se tornar algo natural. É preciso dominar o corpo, a fala e as sensações. É preciso preparo e dedicação, mas que irão lhe aferir uma grande habilidade de carisma e conquista, em todos aspectos. E você, gostou do nosso artigo? Comente abaixo!

One thought on “O que significa ter charme?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×