Tudo sobre a Gravata Borboleta

A gravata Borboleta é um símbolo de elegância
Cada vez mais popular, a gravata borboleta vem ganhando espaço no armário do homem moderno

Não é novidade para ninguém que a gravata borboleta é um dos acessórios mais finos e sofisticados do vestuário masculino. Acessório clássico, símbolo de elegância, é comumente associada aos trajes black tie e eventos de gala, mas hoje, apesar do receio que muitos homens têm quanto ao seu uso, vem ganhando espaço também em looks mais despojados e informais. Para aqueles que buscam sair do tradicional sem abrir mão de um clássico, pode ser uma ótima pedida, caindo bem com coletes, blazers, suspensórios, smoking e camisas em geral.

Gravata Borboleta

Gravata Borboleta

Símbolo de elegância

Para seu uso, alguns pontos devem ser observados, de forma que a gravata esteja alinhada com o restante do look e com a ocasião. Aqui valem algumas regras básicas e a primeira é indispensável: gravatas borboletas devem ser usadas com camisas. Ponto. Não foram feitas para polos (menos ainda para camisetas). Além disso, seu uso exige o último botão da camisa fechado, ou seja, se você não se sente confortável com este botão fechado, reconsidere o uso da gravata borboleta (fica uma ressalva aqui, os colarinhos mudam conforme modelos e marcas das camisas).

Nó de gravata borboleta

Laço da borboleta

Sempre prefira gravatas sem o laço pronto

Neste mesmo sentido, vale uma atenção especial na hora da compra da gravata: evite aqueles modelos com laços prontos. E os motivos são vários. Além de serem usualmente itens menos sofisticados, muitas vezes feitos de materiais inferiores, o fato de estarem sempre com o mesmo desenho acaba remetendo a um enfeite e não a um acessório. E aqui fica mais um segredo da gravata borboleta: o nó deve estar bem feito, mas não precisa ficar perfeito. É parte do charme não estar muito arrumado. Isto traz um ar mais moderno e jovem. Além disto, atente ao tamanho da gravata, para que ela não fique nem muito pequena, nem muito grande para você (aqui, vale o bom senso).

Outro mito que deve ser derrubado diz respeito ao horário de uso: as borboletas se dão muito bem com situações diurnas (aliás, geralmente se adaptam melhor que á situações noturnas).

Um look extremamente casual pode fechar com a borboleta

A borboleta em situações casuais

Por que não?

Bem, sabendo de algumas informações, vamos ao que de fato interessa: como e quando utilizar a gravata borboleta.

Black Tie. Praticamente um must have do traje Black Tie, a gravata borboleta é um componente deste clássico e sofisticado look. Tradicionalmente na cor preta, fecha com o smoking e com uma camisa branca (e não é qualquer camisa branca, precisa ser uma de tecido superior, para combinar com a elegância do conjunto). Em relação ao Black Tie, fica um detalhe que deve ser reforçado: geralmente, o traje Black Tie não é utilizada em casamentos, pois destaca muito quem a usa (e o destaque deve ir para o noivo, não? Aliás, se quiser saber mais sobre as gravatas tradicionais, confere nosso artigo clicando aqui), salvo quando explicitamente solicitado no convite. Mas, se você não abre mão de usa-la em um casamento, fazer um look total black, com camisa preta, talvez seja uma ótima alternativa, moderno e diferenciado. PS: preste atenção em como os homens em geral se vestem em premiações como a entrega do Oscar ou da Bola de Ouro.

Elegância da gravata borboleta em um look Black Tie

Black Tie

Um clássico

Alto Esporte. Em situações de trabalho ou de alto esporte, o uso de gravatas borboletas com calças casuais e mais um blazer é uma excelente pedida. Confere um visual jovem e despojado, mas com muita elegância, conservando um ar de sofisticação. Para tais situações, fica a dica de sempre olhar tons bege, marrom e cinza, eles se encaixam muito bem neste tipo de look e podem ser uma ótima pedida. Neste sentido, calças em sarja e jeans, bem como coletes e blazers são uma excelente escolha.

Gravata Borboleta Esporte

Alto Esporte

É no alto esporte onde a gravata borboleta tem ganho a vez

Traje Social. Utilizar gravata borboleta em um traje social é uma forma jovem de estar com um visual único em eventos festivos, de trabalho ou até casamentos (quando durante o dia). Neste caso, a mescla entre camisas lisas ou levemente trabalhada com gravatas coloridas ou estampadas pode fechar muito bem. Além disso, o uso de suspensórios pode ser uma alternativa, conferindo um ar vintage.

Ela também pode ser usada em trajes sociais

A gravata borboleta é uma ótima pedida em eventos diurnos

Além de permitir muitas combinações de cores

Casuais. Nas situações mais informais é onde a gravata borboleta tem ganhado mais espaço recentemente. Seu uso pode ser combinado de muitas formas (e detalhe, fica muito bem com cores claras), sempre com camisa, mesclando com malhas, coletes, blazers, calças jeans, sarja, sapatos esportivos e sapatênis. Aqui, vale um destaque: camisas xadrez e estampadas também se encaixam muito bem – nesta situação não esqueça de analisar se a gravata combina com a camisa.

Até onde vai os limites da gravata borboleta?

Até onde vai os limites da gravata borboleta?

Deixamos essa imagem para instigar a imaginação

Por fim, porém não menos importante, caso você queira dar aquele toque retro, considere o uso de um lenço no bolso ;).

E você, já usa gravata borboleta? Se não, pensando em experimentar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?