O que é ter estilo?

Polo Argali Altai Preto Clássico - Pipa Pórtico (Bento)

Em muitas de nossas conversas, volta e meia acabamos discutindo alguns pontos intrigantes, como sobre os fundamentos dos gostos pessoais, a influência dos insights da indústria, o futuro da moda masculina e desenvolvimento do estilo pessoal. Esses assuntos trazem á tona uma série de pontos de vistas e posições diferentes, mas sempre nos deparamos em um ponto chave que afeta a todos nós: de que forma nós nos expressamos e apresentamos nossa identidade pela maneira que nos vestimos, falamos e nos cuidamos – nosso estilo – diariamente? Como que o contexto em que estamos inseridos influencia nossos gostos e escolhas?

         O estilo de cada um certamente é definido por uma série de vivências e experiências. Ele é moldado pouco á pouco, passo a passo. É reflexo de um gosto interno, de um desejo e de uma auto-imagem. Mas, ao mesmo tempo, o ambiente que vivemos e nos cerca exerce forte influência em nossos gostos, em nossa forma de nos apresentarmos. O estilo surge da adaptação, da flexibilidade, da praticidade e da mudança. Ele surge como uma identidade nossa, uma forma de pertencimento.

          Um ponto em comum em todas nossas discussões é que o estilo é a unificação de todos elementos de nossa apresentação, de forma que cada um possui estilo individual, único, que o representa. Ele é formado não apenas pelos produtos que usamos, mas a forma como nos apresentamos, como caminhamos, nossa fala, nossa entonação, forma de olhar, como fazemos a barba enfim, cada detalhe. E, indo ainda mais longe, nosso estilo reflete as virtudes que valorizamos e temos ou queremos desenvolver. E vale destacar aqui, que não há estilos melhores ou piores, e sim, diferentes. Aliás, como comentamos, todos estilos são individuais e são a expressão de cada um. E não devem ser comparados, e sim, devem ser adequados á você.

          Estilo pessoal não é seguir algo ou alguém, é sim sobre conhecer a si mesmo, seus pontos fortes, seus gostos e suas virtudes, sem ter medo das mudanças, buscando sempre o próprio crescimento e amadurecimento. É sobre sentir-se confortável com que você é, com o que está vestindo e apresentando. É sentir-se bem e autêntico com você mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×