Camisa social manga curta: vale a pena?

Camisa Argali Manga Curta Listrada Vertical Azul e Rosa

Tudo o que você precisa saber sobe essa camisa moderna e versátil

Não é de hoje que as camisas sociais manga curta tomaram as ruas (muitas vezes também chamadas de camisas casuais). Apesar de ser um item que não é novidade no guarda roupa masculino, foi mais recentemente que essa camisa ganhou os contornos mais jovens, modernos e sofisticados. Com o passar do tempo, as modelagens masculinas evoluíram e as camisas manga curta começaram a disputar espaço com polos e até mesmo com camisetas. E evoluíram mesmo, se você tem uma camisa manga curta antiga, preste atenção no caimento dela e, principalmente, nas mangas. Pois é, a mudança foi forte.

Se foi o tempo em que os homens tinham de se contentar com camisas manga curta quadradas e com aquelas mangas ‘gigantes’.

De uma forma geral, as camisas manga curta se modernizaram. As mangas encurtaram e ficaram mais ajustadas, a região do peito ganhou contornos slim, as golas ganharam detalhes interno e tecidos com elastano fizeram a cabeça daqueles que querem muito conforto.

Tranquilamente, podemos afirmar que as camisas manga curta conseguem fazer aquela ponte entre os visuais mais descolados e os mais sóbrios, conservando um pouco das características de ambos. É como se fosse a porta de entrada para aqueles que não estão muito familiarizados com camisas sociais. Além disso, sua flexibilidade é ímpar: caso seu trabalho permita, é uma ótima apresentação com calça jeans ou sarja. Mas, se o que você procura é aquela balada na praia no final de semana, abrir uns botões e colocar uma bermuda mantém seu ar cool, informal e descontraído, mas com aquela sofisticação que só uma camisa pode dar. Aliás, que outra camisa permite você ir naquela festa top, passear no clube, ir na universidade ou participar de uma reunião importante, tudo com a mesma camisa e sempre em alto estilo?

Homem - Camisa Manga Curta

Quem disse que uma camisa manga curta não aceita uma ocasião mais formal?

Um outro ponto que merece uma atenção especial é o conforto que uma camisa manga curta proporciona: leve e ideal para os dias quentes, hoje há muitos tecidos que permitem um excelente conforto térmico ou, como comentamos, tecidos com elastano, que proporcionam uma sensação similar á muitas camisas polos (mas com tecidos mais frescos, menos quentes).

A camisa manga curta é como se fosse o meio termo entre as polos / camisetas e as camisas sociais propriamente ditas. Mas, vamos fazer um destaque aqui: ela é uma parte do look, ou seja, é preciso ter um olhar especial na sua calça / bermuda e calçado. E isso faz toda a diferença.

Camisa Argali Listrado Vertical Giz Cinza Manga Curta

Super versátil, a camisa manga curta pode ser utilizada com calça ou bermuda.

Para looks compostos com calças (preferência sarja ou jeans), há algumas opções bem interessantes. A camisa pode estar por baixo ou por cima da calça. Quando por baixo, transmite uma seriedade e formalidade um pouco maior (neste caso, pode-se deixar o look mais ou menos sério conforme o cinto, que é um acessório diferencial nessa situação). Quando por cima, passa uma imagem jovem, moderna, mais informal. O calçado é outra decisão importante: um sapato pode cair bem quando se quer mais formalidade (casando com a camisa por baixo, neste caso, melhor), enquanto um sapatênis ou um mocassim podem ser uma ótima opção para deixar o look mais informal.

Já em looks compostos com bermuda, a casualidade e informalidade são marcas registradas. O look fica jovem, descontraído e moderno, e fecha com situações festivas e locais que pedem elegância mas com um look mais casual. No caso da bermuda (que pode ser de jeans ou sarja), um ponto muito importante deve ser observado: o calçado á ser utilizado. Sapatos devem ser utilizamos somente quando possuem uma pegada bem esportiva, caso contrário, melhor ficar com o sapatênis ou mocassim. Algumas sandálias masculinas caem bem e até mesmo um chinelo mais elaborado, em ambientes como clubes, praias e piscinas (que comportam este calçado). Ainda no calçado, fizemos uma ressalva muito importante: nada de usar aquelas meias médias e altas! Se possível, utilize sem meia (já se você não abre mão delas, use aquelas tipo soquete, que ficam baixas, na altura do tornozelo).

Camisa Manga Curta Argali

A camisa manga curta é um verdadeiro coringa em seu armário.

Mas isso não é tudo: as camisas manga curta guardam mais uma ‘surpresa’: há algumas variações na manga bem interessantes! Além da tradicional manga curta, há as camisas com manga ¾, ideais para ambientes de praia e uma camisa intermediária, que simula uma manga ¾ dobrada, mas com todo o conforto e praticidade da manga curta, adequada para situações pouco mais formais, para homens estilosos. E sim, nas mangas tradicionais, pode dobrar a bainha, uma ou duas voltas, conforme a camisa fica legal sim.

Quanto a pergunta liso ou estampado, entra aqui algumas questões de gostos pessoais: há tanto ótimas camisas lisas, como maquinetas, navalhadas ou estampadas. É preciso que a mesma esteja alinhada com o seu estilo pessoal. Afinal, de nada adianta todos acharem uma camisa linda e você não se sentir bem usando ela (tem até um artigo que publicamos aqui no Mundo Argali falando sobre isso).

Apesar de ser uma peça extremamente versátil, como comentamos, existem algumas situações onde a camisa manga curta não é indicada, como casamentos e bailes mais tradicionais. Ou seja, eventos com viés formal bem definido.

E aí, pronto para começar a usar sua camisa manga curta ou tirá-la do armário? Aproveite que o verão está aí e é uma ótima pedida.

Tem alguma dúvida, comentário ou sugestão? Fique a vontade para comentar. Até a próxima!

Já conferiu nosso artigo sobre gravatas? Confere ele aqui.

One thought on “Camisa social manga curta: vale a pena?

  1. Silva says:

    Estive visitando seu Blog, achei super interessante seu artigos.
    Parabéns, que você continue sempre assim!
    Visita também meu Site…
    Grato..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?