Seu futuro já está escrito?

Você escolhe o seu caminho.

Afinal, o que nos espera?

O que esperar do futuro?

O futuro é uma questão bastante intrigante e divergente. Cada um de nós possui diferentes visões sobre o futuro, baseado em suas crenças e experiências. Alguns acreditam que o futuro já está escrito, como um livro que estamos folheando, onde há muito pouco que possa ser modificado. Já outros, por sua vez, firmemente acreditam que podem fazer seu futuro baseados em suas escolhas e decisões. Há ainda aqueles que compartilham de que certos pontos de nosso futuro são inevitáveis, enquanto outros estão sobre nossa gerência.

Inicialmente, é preciso ter claro que cada decisão e escolha que você faz tem impacto, muitas vezes profundo e duradouro, em sua vida. Inclusive, muitas decisões (tomadas ou não, pois não decidir é uma decisão) implicam em consequências que nunca poderão ser modificadas em nossas vidas, permanentes. Aliás, o filme Efeito Borboleta (o primeiro), traz uma reflexão bem interessante sobre o efeito de nossas ações no tempo e nos outros (só que, pelo menos no filme, o ator principal consegue voltar e modificar algumas ações). Isso significa que você precisa decidir e agir em relação ao seu destino e futuro, e independente se você acredita que seu destino já está mapeado, você não pode apenas “sentar” e pegar o que está vindo para você.

Camiseta Argali Volcano Azul Stout

Vejamos por outra forma: pense que talvez você imagine que seu futuro seja permanecer parado em um trabalho estressante para sempre. Então, se você sentar e não fazer nada para mudar, talvez seja exatamente isso que aconteça. Contudo, se você se empenhar da melhor forma, melhorar suas habilidades, aprender coisas novas e desenvolver novas habilidades, pode ser que você modifique isso. A questão chave aqui não é o emprego ou a segurança que você pode ter medo de perder, mas sim o esforço que tem de ser feito e que ninguém além de você pode fazer.

O ponto que destacamos aqui não é apenas a questão da crença se o futuro está escrito ou não, mas qual o empenho, trabalho e dedicação que você está dedicando para escrever o futuro da forma que você gostaria? Você está comprometido em fazer o seu melhor, em se dedicar e sair da zona de conforto ou apenas espera que o que tiver de acontecer vai acontecer?

Somos responsáveis pelas decisões que tomamos

Até mesmo em relacionamentos, algumas pessoas acreditam que o que tiver de ser será. Como resultado, quando as coisas começam a dar errado, eles não se empenham e dedicam para fazer as coisas darem certo.  Simplesmente aceitam o que aconteceu e deixam tudo ir por água abaixo porque era assim que tinha de ser. Sem paixão e dedicação para lutar por aquilo que você ama, o futuro pode sim ser realmente uma simples consequência longe de seu controle. Aliás, em termos de relacionamento, você nunca pode parar de se empenhar e dar o seu melhor, nunca sentar e ser complacente, deixando as coisas “que tem de acontecer” se realizarem. Você precisa se empenhar e dedicar. Você é a chave do seu futuro e do seu destino.

Em outras palavras, devemos sempre lembrar que o futuro é de cada um. E não importa em que situação ou fase da vida você está, ele é sempre seu, é você quem pode muda-lo. E é por isso que você nunca pode achar que não tem como fazer mudanças para melhorar sua vida e futuro, pois você pode sim fazer a diferença caso você se empenhe e dedique para isto. Mas, é preciso querer, é preciso ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×